Skip to Content

Photoshop internacional: percepções globais da beleza

15 set

É incrível como a ideia de “padrão de beleza” está tão arraigada no nosso mundo, né? Esses dias, fazendo minhas pesquisas na net, encontrei um post sobre um experimento muito interessante que trata dessa questão.

A jornalista Esther Honig, baseada na cidade de Kansas – Estados Unidos, resolveu investigar como os padrões de beleza variam não só pela região ou por diferenças culturais.

Em uma série de fotos, Esther quis ilustrar também como o Photoshop afetou a maneira que a mídia molda o “conceito” de beleza e contactou artistas autônomos de vários países para ver como eles retocariam o retrato dela.

Segundo Honig, foram contratados cerca de 40 pessoas de mais de 25 países, como Sri Lanka, Ucrânia, Filipinas, Alemanha etc. Alguns são especialistas no tratamento de imagens, outros puramente amadores. Com um autorretrato sem qualquer retoque ou edição, a jornalista apenas pediu a essas pessoas que melhorassem sua imagem e a deixassem bonita.

O objetivo foi retratar a visão de beleza de cada artista, conforme seus conceitos pessoais e culturais, além da influência dos conceitos midiáticos. O resultado é incrível e mostra uma transformação drástica de sua imagem. E, apesar do esforço da mídia em padronizar a beleza, as fotos mostram que questões culturais ainda têm forte influência na visão do que é belo. Em suma, não adianta querer agradar a gregos e troianos… Ou ser a menina da capa de revista. A beleza está nos olhos de quem vê. Confiram o resultado desse experimento:

Foto original

Foto original

argentina

Argentina

alemanha

Alemanha

chile

Chile

estados_unidos

Estados Unidos

italia

Itália

israel

Israel

inglaterra

Inglaterra

indonesia

Indonésia

grecia

Grécia

marrocos

Marrocos

sri_lanka

Sri Lanka

filipinas

Filipinas

paquistao

Paquistão

original-1280-1403719608-3

Mais fotos desse experimento vocês encontram aqui.

Beijos,

assinatura

Fonte: swaggernewyork.com
 

Tags: , , , , , , ,

Postar um novo comentário

Seu comentário pode levar alguns minutos para aparecer.

*

Fashionland. Todos os direitos reservados ® 2012

ponto criativo