Skip to Content

Londres: cursos de moda na Saint Martins

5 nov

Oiiiii, gente!!! Quanto tempo sem aparecer por aqui, né? Mas quem me acompanha no Instagram (segue lá: @meggthurner) viu que estive dando um break em Londres. 😉 E o que era para ser um mês e meio terminou virando três meses de muitas aventuras, descobertas e aprendizado. Daí resolvi fazer esse post para passar algumas informações sobre minha experiência lá. Fui sozinha (eu e Deus, né? rsrs), me virei sozinha e o melhor: fiz amigos incríveis que vou guardar pra sempre! Então antes que vocês não se permitam por medo já vou dizendo: se joguem! A experiência é única, intensa e superrrrr divertida! Londres é uma cidade louca no melhor sentido da palavra… E o que dizer de uma cidade que reúne a loucura de todas as partes do mundo? #sóalegria

page_03

Um dos meu sonhos sempre foi fazer um curso de moda na Central Saint Martins. Para quem curte moda e tem um pouco de noção da área certamente já ouviu falar dessa super renomada universidade!

Grandes nomes como Alexander McQueen, Stella McCartney e John Galliano são alguns dos estilistas que já passaram pela CSM. Como fazer uma graduação leva muiiiiito tempo e eu precisava de algo mais técnico e prático, resolvi apostar nos cursos de curta duração. E olha, gente, quem quer aproveitar as férias para se capacitar vale muito a pena! A variedade e qualidade dos cursos é incrível e os preços variam de acordo com a duração e o tipo de curso.

Visão da parte interna da universidade.

Visão da parte interna da universidade.

No geral, os cursos duram de uma a duas semanas e é possível se matricular em vários. Esses tipos de cursos acontecem em diferentes épocas do ano, aqui no site da CSM vocês podem se informar sobre o calendário para 2016.

Fachada do campus localizado em King's Cross

Fachada do campus localizado em King’s Cross

image

Vou listar aqui para vocês os cursos que fiz, a duração e os valores respectivos:

– Designing a commercial fashion collection: 395 libras (01 semana);

– Fashion Design and Marketing: 425 libras (01 semana);

– Fashion Styling for beginners: 545 libras (01 semana);

– Fashion Business Practice: 795 libras (02 semanas).

Todos os cursos eram de segunda a sexta,  das 10h às 16h. E pra quem acha que curso de curta duração é moleza, pode se preparar porque de moleza não tem nadaaaa. Os professores passam muitos projetos e é tudo muito intenso! Além disso, vale a pena se dedicar mesmo porque a gente aprende muita coisa bacana, faz ótimos contatos e tem acesso a informações que dificilmente a gente teria aqui . Fora que no final das contas os cursos não saem baratos considerando o valor da libra atualmente, né? Então é botar a mão na massa e aproveitar cada minuto. O bacana é que os cursos não se limitam à sala de aula! Fiz visitas a diversos museus, fábricas, lojas, empresas de moda etc. É um mundo que se abre e a gente termina conhecendo muita gente da área.

page_02 page_04

Quanto à hospedagem, eu recomendo procurar bairros próximos às linhas Victoria (azul clara), Piccadilly (azul escuro), Hammersmith & City (rosa claro), Bakerloo (marrom) e Northern (preta), porque a estação da uni é King’s Cross, nome do bairro onde está localizado o campus. Inclusive, King’s Cross é uma das estações mais bem conectadas, porque além do metrô é também estação para trens locais e, ao lado, tem a estação de trem internacional chamada St. Pancras. O ideal é ficar nas zonas 1 ou 2 porque se gasta menos com o transporte (quanto mais longe a zona, mais caro fica para “abastecer” o seu Oyster Card – cartão utilizado em todos os meios de transporte urbano de Londres), além da conveniência porque você vai estar na área central. Mas também são as zonas mais caras para se hospedar! No entanto, é possível encontrar bairros alternativos e super trendy nessas zonas cujo preço ainda não é tão caro, como Brixton (sul), Dalston, Hackney e Brick Lane (oeste). Esses são bairros da moda tidos como “cool”. Há também Shoreditch que eu amoooooo e é super estiloso (mas não é fácil achar opções em conta) e Liverpool Street, ambos na zona 01 e localizados em áreas bacanas de Londres. É na zona 2 há também Stockwell onde vocês vão encontrar uma grande comunidade portuguesa.

Outra dica importante quando se trata de hospedagem: caso vocês consigam passar de um mês em diante, fica mais fácil alugar quartos onde você divide o apê com outras pessoas por um preço bem camarada. Eu aluguei pelo Airbnb, o que é mais em conta do que um hotel, mas ainda assim sai caro. Se vocês pesquisarem nos sites HouseShare, EasyRoommate ou Gumtree é possível encontrar uma variedade enorme de apartamentos e sem exploração, porque são sites para quem mora lá mesmo. O problema é que geralmente são aluguéis para longas temporadas, mas ainda é possível encontrar anúncios com estadia mínima de um mês. Abaixo tem uma parte do mapa do metrô de Londres, mas pra quem quiser uma imagem com qualidade melhor pra entender este emaranhado, só colocar no Google “tube map London”.

tube_map

Saber falar inglês é essencial, não só para entender o conteúdo, mas também para apresentar suas ideias porque na maioria dos cursos somos “convidados” a apresentar nossos projetos! rsrs Mas nada de pânico, hein! Não é preciso ser nenhum PhD em língua inglesa e a comunicação com os outros alunos (a maioria estrangeiros também) é fácil – de uma forma ou de outra a gente se entende! 😀 No final das contas, a gente pratica inglês, aprende ainda mais e conhece muitas pessoas interessantes!

Ahhh, e para fechar esse post com chave de ouro, não podia esquecer das celebridades que “cruzaram meu caminho” lá pela CSM! Antônio Banderas como coleguinha de facul – pasmem, ele também estava fazendo cursos na Saint Martins, e claro que eu não podia deixar de registrar esse momento lhendo! kkkk E Renée Zellweger filmando a continuação do filme o Diário de Bridget Jones em frente ao campus!!! Pena que não deu pra tirar foto com ela, mas tá valendo o burburinho. Rsrs

Ai Londres, como sinto sua falta… xoxo <3

page_05

Quem tiver alguma dúvida, só deixar aqui nos comentários que eu respondo, tá?! Espero que vocês tenham gostado e em breve posto mais das minhas aventuras londrinas! Beijos,

assinatura

Tags: , , , , , , , , , ,

  1. Débora 6 de novembro de 2015

    Show de bola!!!!! Quero ir pra Londreeeeees!!!!!
    Posta dicas de restaurantes, lojas, lugares pra conhecer bem legais!!!!

  2. Admilson Joao 22 de novembro de 2015

    ficou bárbaro!

  3. Conceição Medeiros 25 de novembro de 2015

    Posts maravilhoso! !!

Postar um novo comentário

Seu comentário pode levar alguns minutos para aparecer.

*

Fashionland. Todos os direitos reservados ® 2012

ponto criativo