Skip to Content

Indicados ao Oscar: análise de figurinos

30 jan

Quem curte moda não perde um tapete vermelho, né?! Mesmo quem não assiste às coberturas na íntegra, sempre dá uma espiada nos sites e blogs de moda pra conferir os looks das celebs. 😉

E o Oscar é “O” evento quanto se trata de red carpet. A premiação mais famosa e mais prestigiada do cinema é passagem obrigatória de divas. Mas como o anúncio dos vencedores só sai no dia 2 de março, resolvi fazer uma série de posts com os indicados ao prêmio de melhor figurino.

A ideia é fazer um apanhado dos detalhes mais marcantes de cada figurino e, em alguns casos, de como fazer desses figurinos inspiração para o nosso dia a dia.

Os indicados para esse prêmio são: Trapaça, 12 anos de Escravidão, O Grande Mestre, The Invisible Woman e O Grande Gatsby. E o primeiro post será sobre o filme “Trapaça”, em cujo elenco figuram os super talentosos Bradley Cooper, Jeniffer Lawrence, Amy Adams, Christian Bale entre outros. Esse filme, inclusive, também está na lista dos indicados ao prêmio de ‘melhor filme’.

704175c3aea14723738a32c19d8a36b0

Segundo Michael Wilkinson, responsável pelo figurino, as roupas usadas no filme seguiram a temática dos anos 70 com fortes referências da cultura pop à época, mas evitando os clichês. “Embora quiséssemos usar o máximo de roupas do período, terminei fazendo algumas roupas para o filme que eram, é claro, apropriadas para a época do enredo, mas que tinham um frescor e originalidade necessários”.

Homens com muitas jóias (detalhe do medalhão básico que o personagem de Bradley Cooper usa), pois os“homens dos anos 70 usavam muito mais jóias do que hoje”, afirma Wilkinson; nada de sutiã para as mulheres (destaque para Amy Adams com seus super-mega decotes), isso porque a intenção era traduzir a sensação de libertação que a década vivenciou; macacões, fendas, paetês e muitos acessórios vintage são mais alguns dos destaques que compõem o figurino.

slide_329119_3209680_free page_figurino_01 page_figurino_02

As peças femininas são, sem dúvida, o ponto alto da produção de Michael Wilkinson. Os decotes “V” da personagem de Amy estão simplesmente arrasadores! Peças de diversas grifes como Gucci, Halston, YSL e Dior foram usadas, com destaque para os famosos wrap dresses (vestidos transpassados) de Diane Von Furstenberg.

Wilkinson explica que a personagem de Jeniffer Lawrence se veste para ganhar atenção, trata-se mais de uma dona de casa suburbana que não tem muito conhecimento de moda, mas copia o que vê nas revistas. Já a personagem de Amy Adams tem uma sofisticação natural e sua maneira de vestir reflete o seu olhar apurado para a moda.

Quanto ao figurino masculino, há muitas peças de alfaiataria, como ternos e coletes, além de camisas de seda e acessórios que traduzem o status que os personagens pretendem se encaixar. Mistura de padronagens como listras, poás e paisley, bem como sobreposições de peças são mais algumas das características.

page_figurino_03

Curiosidades:

O e-commerce mais famoso do mundo, Ebay, observou que a procura por itens inspirados nos anos 70 aumentou consideravelmente nos últimos dois anos.

– a pesquisa pelo termo “moda dos anos 70” aumentou 93% desde janeiro de 2011;

– um wrap dress é vendido a cada dois minutos no Ebay;

– enquanto um óculos estilo aviador é vendido a cada 1 minuto no e-commerce;

– já sandálias plataformas saem a cada dois minutos;

calças de cintura alta tiveram um aumento nas vendas: 1,093% a mais comparado com as vendas desse produto em janeiro do ano passado.

O filme entrou em cartaz essa semana aqui no Brasil. Então já podem correr para o cinema e conferir esse figurino lindo! Além disso, segundo as críticas, o filme é muito bom e forte candidato para o prêmio de melhor filme.

Espero que tenham curtido! O próximo filme será O Grande Gatsby. Aguardem! 😉

Fontes: UseFashion, Huffington Post e Popsugar
 

Tags: , , , , , , , , , , , , ,

  1. ligia Baleeiro 13 de fevereiro de 2014

    Muito legal seu post! Descobri seu blog porque também fiz uma análise do figurino do American Hustle em meu blog! passa lá! Beijao

    http://lavestuarista.wordpress.com/2014/02/13/amy-adams-figurino-do-filme-american-hustle/

Trackbacks

  1. Fashionland » Indicados ao Oscar: melhor figurino
  2. Fashionland » Trend alert: chapéu floppy

Postar um novo comentário

Seu comentário pode levar alguns minutos para aparecer.

*

Fashionland. Todos os direitos reservados ® 2012

ponto criativo