Skip to Content

DIY: customização de shorts jeans

8 out

Oi, chiquitos!! Hoje trago um super DIY – do it yourself /faça você mesmo(a) – especial para o verão que está quase aí!

Pedi para uma amiga, Marina Portela, nos ensinar como detonar e bordar um short jeans.

Marina começou a customizar roupas fazendo não só bordados, mas ela também faz aplicações, tinge e curte fazer diversas outras experimentações! Criatividade e talento não lhe faltam! Com avó e mãe bordadeiras, Marina Portela parece ter herdado o “jeito pra coisa”. Quem quiser saber mais, ou mesmo fazer alguma encomenda, é só segui-la no instagram: @marinaportela.


marina_portela

Assim como Marina, tem muita gente por aí que gosta de criar e fazer trabalhos manuais, como os bordados. Por isso fizemos um passo-a-passo de como detonar um short jeans, afinal essa peça anda super em alta, né?! Além disso, Marina nos dá algumas dicas de como bordar uma peça. O resultado ficou incrível!

DIY_parte1_detonando_short

1. Escolha um short usado, que você já tenha enjoado, de preferência. Vale também comprar um baratinho pra testar. O meu era uma bermuda da minha mãe (sorry mom!) que estava esquecida há séculos no meu guarda-roupa.

2. Com uma régua ou fita métrica, meça o comprimento que você queira (caso seja um short mais comprido, como o meu).

3. Marque com alfinetes antes de cortar ou pode ser também com aquelas canetinhas douradas ou prateadas (pois saem na lavagem). Importante: se você não tem prática, vá cortando aos poucos pra não perder a peça.

4. Olha como a mudança de comprimento já fez toda a diferença no short! Optamos por um corte mais curto nas laterais (só lembrando que esse tipo de corte engrossa as pernas). Quem quiser, pode fazer um corte reto também.

5. Depois de cortado, pegue um estilete e passe-o no sentido contrário ao fio do short para desfiá-lo. Não se preocupe em desfiar muito agora.

6. Ainda com o estilete, faça cortes horizontais na perna do short (cuidado para não fazer muito próximo à braguilha). A quantidade de cortes depende do gosto de cada um, mas lembre de não fazer um corte muito próximo ao outro pra não correr o risco de criar um buraco enorme na perna!

7. Com uma pinça, vá puxando os fios que vão se soltando no corte feito com o estilete.

8. Vá puxando os fios até onde você acha que o tamanho do rasgo é suficiente.

9. Com uma tesoura, corte um pouco nas bordas de bolsos e passantes, tanto na parte de frente como de trás do short. Lembrando que esse corte deve ser feito antes da costura para não desfiar demais a peça.

Depois de feito isso, coloque o short na máquina de lavar pra que os fios soltem mais e o detonado pareça mais natural.

DIY_parte2_bordado

1. Resultado do short depois de lavado. Reparem como os fios se soltaram!

2. O bordado só deverá ser feito depois da lavagem do short. O desenho fica a encargo da criatividade de cada um. Mas você pode achar muitas ideias bacanas na internet. A princípio, Marina ia bordar as laterais do short, mas depois optamos pelo desenho no estilo de arabescos. Como ela já tem muita prática, Marina cria o desenho já com as pedrinhas, sem fazer nenhuma marcação. Mas você pode usar a canetinha (dourada ou prateada) pra desenhar e depois começar a bordar.

3. Quem optar por montar o bordado direto com as pedras e/ou miçangas, é aconselhável que cole uma por uma, pois quando for bordar, não correrá o risco das pedras saírem do lugar e, portanto, desmanchar o desenho e ter que refazer.

E olha que lindo ficou meu short customizado!! Eu amei! Não reparem na diferença de cor, isso é só mudança de luz, pois as fotos foram tiradas em lugares diferentes.

Aproveitei e já montei meu look pra passear com meu short novo by Marina Portela. E esse shortinho vai fácil, fácil pra uma balada, basta caprichar mais nos acessórios. Olha só:

megg_thurner_look

E então, chicas! O que acharam?! Já estão prontas pra começar a customizar também? 😉 Beijos

Tags: , , , ,

  1. Nayane 8 de outubro de 2013

    Lindosss!

    O que um bordado nao faz na peça!!!

    O short ficou 100% diferente! Nao tem comparacao….

    Arrasaram!!!!!

  2. Ivonar 8 de outubro de 2013

    Ficou lindo, o bordado fez toda diferença.

  3. Céu 8 de outubro de 2013

    Lindo, ficou bem diferente e o bordado deu uma valorizada. Arrasou.

  4. Nara Borges 8 de outubro de 2013

    Adoro, mas não tenho muita paciência, como pode né??? O short ficou lindo!!!

  5. Ângela 12 de novembro de 2013

    Meg!!!! Adorei a reportagem, adorei o blog, super profissional, vc entrou para o minha lista de blogs obrigatórios…
    Ansiosa por novos posts. Beijos

  6. Priscila Macedo 24 de novembro de 2014

    Amei essa ideia do bordado do short!!!! Parabéns pelo blog Prima, cada dia mais lindo!!!!

Trackbacks

  1. Fashionland » Look dia dia: relax total

Postar um novo comentário

Seu comentário pode levar alguns minutos para aparecer.

*

Fashionland. Todos os direitos reservados ® 2012

ponto criativo