Skip to Content

Delícias francesas: queijos

29 abr

Que a França é famosa por sua culinária, todo mundo já sabe. E juro que essa fama não é exagero. Uma das coisas que eu mais gosto nesse país é a comida. Sempre, sempre, sempre me acabo de comer e beber. Sou louca por vinhos, queijos, patês etc, etc, etc. E, se vocês também fazem parte do meu time, a França é destino obrigatório.

É incrível como se pode comer bem em qualquer boteco francês (err, não lembro de botecos na França, mas deu pra entender, né). E muito se engana que comer bem na França é coisa de rico…

Em qualquer mercadinho é possível encontrar uma variedade de deixar qualquer hipermercado brasileiro com inveja. E com preços de fazer mais inveja ainda.

Tipo, encontrar no supermercado queijo brie ou camembert da marca Président em torno de 2 euros é o normal. Isso mesmo, você leu certinho: 2 euros!!!! Eu tenho vontade de chorar, mas fazer o que, né? Já dizem os franceses: c’est la vie!

Enquanto estive em Albi, aproveitei uma visita ao supermercado para mostrar essa variedade fenomenal de queijos. São tantos e de tantos tipos que você se perde na escolha. E olha que eu nem fotografei a seção dos queijos industrializados (que também é gigante!). Muitos dos queijos desse post são de fabricação artesanal e produção local (os de cabra, pra mim, são os melhores, apesar de pouca gente gostar por conta do cheiro e textura). Detalhe: Albi tem em torno de 50.000 habitantes. Onde a gente encontra uma cidade no interior do Brasil com um supermercado com tanta variedade e preços para todos os bolsos?

A França é um dos maiores produtores de queijo no mundo com mais de 400 tipos diferentes. Muitos dos queijos levam o nome da sua região de origem, como Cantal, Rocamadour e Camembert. Existem várias famílias de queijos, muitas vezes catalogadas em função da sua firmeza e da consistência da sua crosta (queijos de pasta mole com crosta bolorenta, queijos de pasta prensada não cozida, queijos de pasta dura). Mas como eu entendo só de comer (kkkkk), recomendo demais uma visita à França para que vocês possam saborear tudo isso (principalmente às cidades do sul que são super charmosas – farei post depois com algumas dicas). E então, preparados para ficar com água na boca?

page_queijos_frança_01 page_queijos_frança_02 05

Bônus: ahhh, e pra quem adora produtos defumados, presuntos e afins, repara na variedade. Ô bendita variedade francesa… E olha que nem é a terra dos presuntos, hein?

12 01 14

Salivando demais aqui! Comer é muito bom, né? rsrs Beijos

assinatura

 

Fontes: www.infopedia.pt e www.france.fr

 

Tags: , , , , , ,

Postar um novo comentário

Seu comentário pode levar alguns minutos para aparecer.

*

Fashionland. Todos os direitos reservados ® 2012

ponto criativo