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Declarações ousadas: foca na mensagem

4 jun

Frases fofas, expressões estrangeiras, declarações revolucionárias ou manifestos… Não importa. A tipografia como estampa invadiu as passarelas, tomou conta das ruas e virou hit.

Começaram pelas t-shirts, as famosas ‘tees’, depois vieram nos moletons e agora estampam peças como vestidos, túnicas, jaquetas bomber, crop tops, etc.

É bem verdade que alguns estilistas se ‘apropriaram’ da tendência para levar um ponto de vista de maneira literal. Afinal, é bem mais fácil traduzir uma ideia com as palavras do que transformá-la em roupa. No entanto, alguns souberam usar a trend de maneira nada óbvia, bastante eficaz e muito criativa. Mas há quem tenha simplesmente aproveitado o momento para brincar e fazer uma moda divertida com o uso da tipografia… Nada demais nisso. O problema é que a facilidade em reproduzir esse tipo de estamparia termina por banalizar a ideia.

O uso de logomarcas estampadas em roupas também tem voltado à cena fashion. O que antes era cafona e de péssimo gosto, passou a ser explorado por fashionistas do mundo inteiro, embora a ideia atual seja mais provocadora e satírica, com pitadas de ironia, e não ostentadora (em tese). Como fez a Moschino no seu desfile de primavera/verão com logomarcas estilizadas, fazendo referência ao gigante do fast food, McDonalds. Infelizmente, como muitos críticos de moda previam, o que veio como uma ótima alfinetada ao nosso consumismo desenfreado, corroborou, de fato, com o  capitalismo selvagem vigente e o consumismo cego. Qualquer lojinha lá onde Judas perdeu as botas já tem sua versão de blusas com o tal “M” gigante e frases chulas associadas, além da reprodução em massa de capinhas de celular imitando batatinhas fritas na famosa caixinha vermelha.

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Sister by Sibling

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Jeremy Scott

Quanto mais provocativa, mais interessante a mensagem. Dizer que “a Terra é uma merda” pode ser uma mensagem ácida, mas vista sob o ponto de vista de Jeremy Scott, no seu desfile, já está tudo ruim mesmo, então por que não se divertir? Ainda que de maneira bem irônica… Ou, ainda, levar tudo isso à sério de fato. Como fez Vivienne Westwood com suas modelos zumbis e declarações de alerta para o clima, pois se não nos conscientizarmos sobre os danos que provocamos, nosso destino não será nada melhor que viver numa terra de mortos-vivos.

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Vivienne Westwood, Missoni

dkny

DKNY

Kenzo_Dior

Kenzo, Dior

ChristopherKane_AlexanderWang

Christopher Kane, Alexander Wang

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Jacquemus, Paul & Joe

moschino

Moschino

Banais, sem sentido, fúteis, revolucionárias… Há muitas razões para as mensagens estampadas fazerem parte do nosso cotidiano. E em um mundo que gira em torno da internet e redes sociais, a necessidade de se expressar, de ser visto e de chamar a atenção fez da tipografia uma tendência fácil de ser disseminada. “Gritar” o que se pensa ou o que se sente de qualquer forma é um lema do século XXI. Como estampar uma frase na testa ainda não pega bem, melhor deixar na T-shirt mesmo.

Beijos,

assinatura

Fonte e imagens: Büro 24/7

 

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