Skip to Content

Christian Dior, o ‘new look’ e sua herança

26 ago

Que Christian Dior virou lenda, todo mundo sabe. Mas nem todos sabem como essa lenda começou…

Dois anos após o fim da Segunda Guerra Mundial, com então 42 anos de idade, Christian Dior apresentou sua primeira coleção de moda em Paris, na Avenue Montaigne, número 30, para vários integrantes da imprensa da época.

Carmel Snow, editora chefe da revista Harper’s Bazaar, declarou: “It’s quite a revolution, dear Christian! Your dresses have such a new look!” (É uma grande revolução, querido Christian! Seus vestidos tem um novo visual!).

Pronto, estava lançado um ícone. Um correspondente da Reuters confiscou o slogan imediatamente e no mesmo dia a notícia já havia se espalhado pelos Estados Unidos, antes mesmo da França, cujos jornais estavam em greve.

page_01 dior-new-look-in-vogue-2-3_130143375171.jpg_gallery_max page_02

O revolucionário “new look”, criado em 1947, tratava-se de um conjunto de saia quatro dedos abaixo dos joelhos e jaqueta com cintura fina (a jaqueta bar). Na verdade, a nova silhueta ressaltava os contornos do corpo feminino, destacando a cintura e ressaltando o busto e o quadril. E em um mundo pós-guerra, em que a mulher precisou, diversas vezes, assumir o papel do homem, o new look foi libertador. Trouxe, novamente, a feminilidade, o glamour e a delicadeza da mulher. Depois de um longo período de racionamento e dificuldades, Dior apresentava o luxo com sua coleção denominada Corolle, na qual uma única peça era feita com metros e mais metros de tecido. Era, sem dúvida, a declaração do fim da guerra. Surgia um novo contexto, uma nova realidade, um novo anseio, uma nova mulher…

14174486 page_03 Christian Dior with Woman Modeling Dress and Stockings

Christian Dior, infelizmente, teve uma morte prematura aos 52 anos. Mas sua criações influenciaram e continuam a influenciar o mundo da moda. E mesmo com uma carreira tão curta, o estilista passou a ter relevância mundial e consolidou a marca que leva seu nome. A Maison Dior, inclusive, celebra sua herança com a exposição The Legendary Images: Great Photographers and Dior, até 21 de setembro, no famoso museu da marca em Granville, França.

A mostra exibe a história da casa francesa por meio de fotos icônicas, prestando homenagem aos fotógrafos conceituados que capturaram designs luxuosos da Dior ao longo dos anos. A curadora Florence Müller escolheu 200 fotografias tiradas entre 1947 e 2014 para contar a história da Maison. “Todas elas traçam um paralelo entre o estilo Dior e a forma que os fotógrafos o absorveram”, afirma.

A seleção incluiu trabalhos de 80 fotógrafos de moda, incluindo Patrick Demarchelier, Cecil Beaton, Richard Avedon, Norman Parkingson, Erwin Blumenfeld e Irving Penn.01 02 03 05 04

Curtiram um pouco dessa aula de moda, chiquitos? Beijos

assinatura

 

Fontes: missowl.com e folha.uol.com.br

 

Tags: , , , , , , , ,

Postar um novo comentário

Seu comentário pode levar alguns minutos para aparecer.

*

Fashionland. Todos os direitos reservados ® 2012

ponto criativo